Encontro debaterá Saúde Bucal em Araraquara

A Secretaria Estadual de Saúde realizará em Araraquara, entre os dias 11 e 13 de abril, o 13 º Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (EPATESPO), que acontecerá na faculdade de Odontologia na Unesp. A realização do evento na cidade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Realizado a cada dois anos, desde 1989, o encontro tem como objetivo debater as políticas públicas de saúde bucal, com o intercâmbio de ideias e projetos entre os serviços de saúde dos municípios e da Secretaria de Estado da Saúde, universidades, faculdades, institutos de pesquisa e associações de classes.

“O EPATESPO tem como principal função estabelecer programas que possam incluir ainda mais os cuidados com a saúde bucal no dia a dia da população. O fato do próximo ocorrer em Araraquara é muito gratificante para nós, profissionais da área de saúde bucal da cidade”, afirma Wilson Chediek, Presidente da Comissão Ética do CROSP e Coordenador Municipal de Saúde Bucal de Araraquara.

Os interessados em participar do evento podem conferir mais informações ou confirmar inscrição através do endereço eletrônico www.araraquara.sp.gov.br.

Saúde Bucal

A Prefeitura de Araraquara vem ampliando e fortalecendo as equipes de saúde bucal que atuam nas unidades de saúde do município. Atualmente, o serviço é disponibilizado em 24 unidades, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

Por meio do Programa Nacional Saúde Bucal foi destinada ao município uma verba de R$ 1,2 milhão para 14 unidades de saúde de Araraquara. Na Atenção Básica são realizados procedimentos preventivos e curativos como aplicação de selante, aplicação tópica de flúor, restaurações, extrações, periodontia básica, etc.

Centro de Especialidades Odontológicas

Outro importante investimento na área é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Vila Xavier, inaugurado em prédio próprio em agosto de 2014. O espaço conta com nove consultórios odontológicos, laboratório de próteses, esterilização, escovação e expurgo.

O investimento realizado na unidade foi de R$ 381 mil (via Programa de Saúde Bucal do governo federal). A unidade realiza atendimento nas áreas de cirurgia, endodontia, periodontia, atendimento aos pacientes especiais, além de diagnóstico bucal e prótese total.