Histórico

O EPATESPO – Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico – representa a história da Saúde Bucal Coletiva no Estado de São Paulo.

O primeiro EPATESPO ocorreu em 1989, como  reunião preparatória para o Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico – ENATESPO,  e a partir do  segundo  encontro, em 1994, ganhou periodicidade bienal, passando a ser realizado   pela Secretaria de Estado da Saúde através de parceria  com  os Municípios escolhidos em plenária como  sede do evento.

Trata-se de  um locus privilegiado para a discussão das Políticas Públicas de Saúde Bucal no SUS, onde são debatidos temas em evidência e apresentadas experiências bem sucedidas, ampliando a comunicação e intercâmbio entre os profissionais das universidades, institutos de pesquisa e órgãos prestadores de serviços, criando com isso uma oportunidade a mais para a aproximação de todos os que atuam na saúde coletiva.

Como é um evento que tem a coordenação geral da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES SP, cabe à área técnica de saúde bucal tomar a iniciativa para a constituição da comissão organizadora central que será composta por representantes indicados pelas instituições parceiras do evento – SES SP,  Secretarias Municipais de Saúde – SMS, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, Faculdade de Saúde Pública da USP, Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD, Conselho Regional de Odontologia – CROSP, Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva – ABRASBUCO, Faculdades de Odontologia, dentre outras, que participam da organização do evento através da formalização em Resolução do Secretário Estadual da Saúde. Também é responsável pela formação da Comissão Científica e Relatoria que conduzirão as atividades programadas.

O município, de modo geral, institui a Comissão Organizadora Local para dar suporte organizacional e infra-estrutura. Assim inicia-se a construção de cada EPATESPO, contando com a contribuição das Academias, das Instituições de Classe e do próprio Serviço com a finalidade de pensar e refletir sobre os caminhos e as decisões passadas e futuras para a evolução da atenção em saúde bucal nos serviços públicos.

No evento anterior, ocorrido em 2014, participaram aproximadamente 700 pessoas.

Em 2016 está prevista sua realização no município de Araraquara-SP.